domingo, 5 de abril de 2009

Os problemas bucais

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. A sua manifestação só será maior se as condições de higiene forem precárias. Vale lembrar que estes problemas têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. A seguir, conheça os mais comuns os problemas bucais mais comuns e saiba que para evitá-los, uma boa higiene é indispensável:CárieInicialmente, pode produzir um leve desconforto (dor de dente), sinal mais indicativo da sua existência. Se já estiver instalada, o recurso inicial é tratá-la com um dentista. Em casos mais graves, pode ocorrer até mesmo a perda do dente, o que traz sérias conseqüências psicológicas e estéticas.
Antes mesmo do aparecimento da cárie é possível preveni-la com uma boa higiene bucal, incluindo escovações sempre após as refeições e o uso de fio dental, que também evita problemas na gengiva.Procure um dentista imediatamente quando:- a dor for muito intensa,ou febre acima de 37ºC- o rosto estiver inchadoAftas bucaisSão pequenas manchas brancas ou amareladas que aparecem na mucosa da cavidade bucal, desaparecendo em menos de dez dias sem tratamento médico. Baixa resistência do organismo, estresse e certos alimentos podem ser uma das causas para o aparecimento das aftas.
A seguir, algumas medidas ajudam na prevenção e no alívio da dor:- faça uma adequada higiene bucal, incluindo escovação dos dentes e uso de fio dental- mastigue lentamente os alimentos para não morder o interior dos lábios e bochechas, evitando lesões na mucosa bucal- evite o consumo de alimentos muito salgados, condimentados, ácidos e picantes, além de bebidas alcoólicas e bebidas muito quentes, que costumam acentuar a dor- enxágüe sempre a boca com uma colher de água oxigenada diluída em um copo de águaConsulte o dentista se os problemas persistirem por mais de 14 dias, após tomar algum medicamento ou se as aftas forem muito dolorosas.

Nenhum comentário: